sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ROSÁCEA


Olá! Hoje eu vim falar de uma doença chamada rosácea. Alguns vão se perguntar sobre este post: O que rosácea tem haver com a Coréia ou a Ásia? Nada na verdade. Mais já há muito tempo que eu venho querendo fazer um post sobre esta doença;  que era bem incomum e agora já virou comum.

Rosácea é uma doença incurável. Uma inflamação que dá atrás da pele. Essa inflamação causa acnes rosadas (espinhas rosadas), a rosácea se parece muito com espinha normal. Mais tem diferença. A espinha tem cura, é só uma fase da vida e é só fazer um tratamento que passa. Agora a rosácea não.

COMO TUDO COMEÇOU; COMO EU DESCOBRI QUE TENHO ESSA DOENÇA.

Desde os meu 14 anos começou a me dar espinhas. Dependia muito da época às vezes dava umas 5 ou 6 de uma vez e as vezes dava pouquinha. Como era muito nova, achava que era idade e também acho que as daquela época era idade mesmo. Mais depois dos meu 16 anos o caso foi agravando de vagarinho. Todos diziam: Nossa Adrielle seu rosto está cheio de espinhas. Não pode estourar não. Tem que usar leite de rosas. tem que beber leite magnésio. Tem que lavar com o sabonete protex, tem que lavar com um sabonete tal, tem que fazer um tratamento de limpeza de pele, depois dos dezoito anos passa; e por ai vai...

Então esperei os meu 18 anos incansavelmente; não para ficar de maior mais para acabar o que até então eu achava que era espinhas. E detalhe nada que eu usava para as espinhas melhorava, e as vezes até agravava. Finalmente fiz os meus 18 anos. E vocês acham que melhorou? Não. Piorou. Cheguei nos meus 19 e a coisa piorou de vez. O meu rosto estava muito feio. Francamente uma garota bonita com o rosto cheio de espinhas não dá. Mesmo as pessoas falando que era idade. Eu resolvi acordar: “Espinha na maioria das vezes é genético ou fase da adolescência. O meu pai, a minha mãe e até a minha irmã nunca foram de ter espinhas. E se tiveram foram poucas e só na adolescência. Eu não sou mais adolescente, pois já estou na faze adulta. Nada que eu passo para espinhas melhora e sim na maioria das vezes até agrava. Cheguei a seguinte conclusão, o que eu tenho não é normal. Não é espinha. Tem algo estranho. E fui na dermatologista, e cheguei logo falando: Olha eu já usei tudo que você possa pensar para espinhas e nada adiantou. Ai ela falou: É claro que não vai adiantar, pois o que você tem não é espinhas e sim rosácea. Eu: O que? O que ser isso?

Ai ela me explicou e eu entendi. No começo foi difícil, pois ninguém acreditava em mim. Mesmo falando que o que eu tinha não era espinha e sim uma doença. Todos continuavam falando a mesma coisa. É fase.... que raiva que me dava...¬¬

Mais hoje eu estou mais tranqüila.

  • 1º TRATAMENTO: Cada caso é um caso. Tem 3 estágios da rosácea. E cada um é um tratamento diferente.  Eu tenho rosácea estagio 2. Tem 10 meses que estou fazendo o tratamento. O primeiro tratamento foi para melhor a inflamação. Cuidar dela! O meu rosto estava cheio dessas inflamaçõeszinhas.

Manhã: lavar o rosto com água morna usando o sabonete Effaclar. Secar delicadamente com uma toalha só para o seu rosto. Passar o ácido matinal Dermazelaic. Usar o protetor solar Sun Max sensitive.

Tarde: No horário de 12:00 mais ou menos passar novamente o protetor. As 16:00 passar novamente o protetor.

Noite: Antes de dormir lave o seu rosto novamente com água morna usando o sabonete Effaclar. Depois Passe o acido noturno Rosex (que na verdade é um antibiótico).

Isso foi de Janeiro 2012 até maio.

Em Maio voltei a dermatologista. A inflamação já estava bem contida, o que tinha era mais manchas devido a acne. Comecei então um novo tratamento para tirar as manchas. Mais como o meu caso era rosácea. Eu não poderia usar qualquer acido para tirar manchas. E tinha que continuar usando o acido matinal Dermazelaic. O único acido para tirar a manchas que eu podia usar era o Glyquin, pois era mais fraco (o fato das pessoas que tem rosácea não poder usar acido para manchas é porque o acido piora a rosácea, piora a inflamação). Mesmo podendo usar o Glyquin tive que usar um antibiótico muito forte, porém muito bom. O Tetralysal, ele foi incluso no tratamento para ajudar com o Glyquin. E ajudar em tudo. Comecei o tratamento e o meu rosto foi só melhorando.

  • 2º TRATAMENTO:

Manhã: Novo sabonete,Avene Cleanance Gel. Muito bom , é caro mais limpa profundamente e rende muito. Novo protetor Avene Protetor Cleanance solar (pois o antigo protetor estava deixando a minha pele mais oleosa). Mantive o acido matinal Dermazelaic.

Tarde: No horário de 12:00 mais ou menos passar novamente o protetor. As 16:00 passar novamente o protetor.

Noite: Antes de dormir lave o seu rosto novamente com água morna usando o então novo sabonete Cleanance. Depois Passe o novo acido noturno Glyquin e tome um comprimido do antibiótico Tetralysal.

Chegou em Agosto o meu rosto estava lindo, ótimo, bem hidratado e bonito. Até a minha alto estima estava muito melhor. Em outubro os meus remédios acabaram, eu tinha que voltar na dermatologista. Mais ocorreram problemas e não deu. O meu rosto piorou de novo, e desta vez foi feio. Meu rosto encheu de espinhas (rosácea) novamente. E hoje eu voltei na dermatologista. E vou começar o tratamento para cuidar da inflamação todo de novo. Pra depois começar o processo novamente para tirar manchas.

  • 3º TRATAMENTO (PORÉM NOVO):

Manhã: Continuo com o sabonete Cleanance Liquido. Novo protetor  Anthelios au 30 especialmente para peles oleosa e com acne (pois o antigo protetor estava deixando a minha pele muito mais oleosa). Mantive o acido matinal dermazelaic.

Tarde: No horário de 12:00 mais ou menos passar novamente o protetor. As 16:00 passar novamente o protetor.

Noite: Antes de dormir lave o seu rosto novamente com água morna usando o sabonete Cleanance. Depois Passe o novo acido noturno Epiduo (pode causar irritação na pele e destacascar por até 3 semanas).

OBS: Desde o começo do tratamento tive e tenho que usar o anticoncepcional chamado Yaz. Ele equilibra os hormônios, ajuda no tratamento da acne, controla a oleosidade da pele e tem muito poucos efeitos colaterais.
  • Causas da doença: Até hoje não descobriu a causa da doença. Não se sabe como pega, se é genético ou não.
  • Tratamento: Existe tratamento, mais para cada pessoa é um tratamento diferente. Não use remédios por conta própria. Consulte um dermatologista antes. O tratamento é continuo. Pro resto da vida. Não tem cura está doença na visão dos médicos. Mais não se esqueça que para Deus tem.
  • Sintomas: Local dolorido, vermelhidão, inchaço do nariz, coceira esses podem ser um dos sintomas da rosácea.
  • O que agrava a doença: Comer ou beber coisas quentes ou geladas. Entrar em lugar muito quente ou muito frio. Álcool. Dependendo da maquiagem pode agravar também, Vento, etc.

Algumas pessoas famosas com rosácea:



OBS: Mais informações acesso o site
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/rosacea/

4 comentários:

  1. Gostei de seu blog !! To desesperada pq tbm tenho rosacea e nao sei o q fazer, to usando rosaliac ar da la roche pra o vermelhidao mas nao ta adiantando , como vc esta agora ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane Rodrigues eu fiz um novo post de Rosácea. Depois você procura no meu blog Evolução da minha rosacea simplificada. Lá tem fotos minhas de hoje. Se quiser também pode colar este link no navegador.

      http://amantesdacoreia.blogspot.com.br/2013/10/evolucao-da-minha-rosacea-simplificada.html

      Primeiro você tem que saber qual tipo de rosácea você tem. Se é a tipo 1, tipo 2 ou tipo 3. A tipo 1 é só vermelhidão, o rosto fica muito vermelho. A tipo 2 é vermelhidão com algumas espinhas, que é o meu caso eu tenho tipo 2. A tipo 3 é vermelhidão com muita muita espinha.

      Espero poder ter ajudado. Bjs ;)

      Excluir
  2. Olá, também tenho rosácea a mais ou menos 4 anos. Ela surgiu quando eu tinha 35 anos e depois de colocar Diu Mirena. Fiquei pensando que a rosacea teria aparecido por questões hormonais, então retirei o Diu ha um mes e iniciei com o anticoncepcional Yaz. Espero que melhore logo. Já utilizei quase todos este medicamentos e pomadas citadas, mas nada resolveu definitivamente. Usi Tetralysal da Galderma durante 4 meses e o resultado foi incrivel, mas poucos meses depois ela voltou com toda força, então depois de um ano recorri novamente ao tetralysal por mais 4 meses, durante o tratamento observei que meu rosto melhora rápido, mas em contrapartida, meus dentes começaram a escurecer e só então que vi na bula que eles podem causar manchas permanentes, dai abandonei o tratamento, até por que não se pode usar antibióticos com frequencia. O que realmente tem melhorado minha pele é Ideália Life Serun da Vichy que minha dermatologista receitou, com ele as inflamações reduziram, melhorou o aspecto da pele, fechou os poros, porém a vermelhidão apesar de diminuir, ainda continua. Estou pensando em usar Roocutan, será que vai ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      O Yaz foi realmente maravilhoso e muito eficaz para o meu tratamento da rosácea. Com o tempo e o tratamento certo. A sua rosácea vai ficar tranquila, contida, e aí é só continuar o tratamento padrão o resto da vida. No meu caso, a minha rosacea ficou contida, e minha pele ficou linda, igual a um pêssego, recebia vários elogios (nunca pensei que isso poderia acontecer...srsrs), mais quando resolvi tentar engravidar, fui á medica, e ela pediu para parar todo o tratamento. Eu parei com o anticoncepcional primeiro, o Yaz, eu achei que não fosse fazer muita diferença. Mais fez toda a diferença, a minha rosácea começou atacar, e nem o Azelan faz efeito. Estou tendo que conviver com essa pele horrivel agora.

      Excluir